É bastante comum os locais públicos principalmente ruas, avenidas e praças terem nomes de escritores, Ariquemes tem o privilégio de haver todas as ruas de um só bairro contempladas com esses nomes, principalmente de famosos poetas de nossa literatura.
José Maria Eça de Queirós, *25/11/1845 + 16/08/1900, (EÇA DE QUEIRÓS), muito apreciado em todo o mundo, principalmente no Brasil, pois, uma de suas maiores obras “Os Mais” teve grande repercussão neste país, é considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos. Com satisfação que digo, este é o nome da rua em que moro!
O objetivo aqui não é expor as obras ou a biografia do mesmo, porém, falar de um fato corriqueiro na minha vida e creio que de todos os moradores dessa rua. Foram “ incontáveis” as vezes que tive que soletrar o seu nome nas mais adversas situações em que se fez necessário, pior que não saberem escrever é a notória expressão de desconhecimento do escritor.
Diante da “cara de surpresa” e das indagações das pessoas, ao ouvirem esse nome, fica aqui uma reflexão sobre a triste comprovação sobre o baixo nível do ensino brasileiro, sobre a falta de incentivo à escrita e à leitura, se presume que a maioria das pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho com a incumbência de fazer cadastros já concluiu o ensino médio...
Qual a eficácia das aulas de literatura? As metas foram de incentivo ao prazer pela leitura e pela escrita? Ou foram e são apenas centralizadas em livros didáticos ou a planejamentos metodológicos? Imagino a expressão dessa “massa” ao ouvir de alguém, moro na Rua Graça Aranha.
Eu tenho dito, vamos ponderar nosso voto!!
Mardone Vieira dos Santos
Gostei deste texto porque retrata em um tripé que devemos levar em consideração estes aspectos relevantes que é a importancia de uma boa educação, valorizar a cultura e repensar nossa ação de decidãos conscientes no voto de nossos representantes.
ResponderExcluirUm abraço fraternal desta tua mais nova amiga,
Elizabeth