A LUZ E A ESCURIDÃO
Apesar de este título ser
parônimo do filme a Sombra e a Escuridão, a única coisa em comum entre os leões
ferozes do filme e o personagem deste artigo: (CARAVAGGIO), um pintor Italiano
do século XVI, é a imprevisão de suas personalidades, pois ele era considerado
um gênio, porém, enigmático e perigoso por ter sido inconsequente e briguento,
a ponto de cometer um assassinato e morrer aos 38 anos, vítima de doenças
contraídas em cavernas, onde se escondia da polícia.
As obras deste genial
artista estão em exposição no Brasil, dói na alma, a falta de oportunidade em
contemplar estes tesouros imensuráveis em cifras e inexprimíveis em sentimentos.
O jogo entre a sombra e a luz em suas telas,
que por muitos críticos religiosos da época foram consideradas
tenebrosas, nada mais é que uma visão a séculos no futuro que teve este Artista.
Pintor de temas religiosos quebrou todos os paradigmas ao tomar emprestadas as
imagens das pessoas comuns das ruas e da sociedade para ilustrar os personagens
bíblicos.
O mundo capitalista nos
restringe às férias que nem sempre coincide com essas exposições no Brasil, nos
restando a imaginação sobre o fascínio ao ver pelo menos uma obra dessas. O
preto como fundo e a luz principalmente nos rostos parecem nos convidar a
penetrar na obra e, para os mais perspicazes a tentarem imaginar ele pintando
com sua obsessão e concentração diante da tela.
Certamente, que todos os
gênios são admiráveis, entretanto, CARAVAGGIO além de gênio por causa de sua
técnica em artes plásticas, sua inquestionável genialidade se deu pelo olhar
crítico à sociedade e pela valorização das pessoas comuns e também por sua
coragem de protestar em tempos tão tenebrosos, condição que os poderosos
tentaram transferir às suas telas...
Autor: Mardone Vieira
dos Santos
www.mardonesantos.blogspot.com
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