terça-feira, 7 de junho de 2011

ELEIÇÕES DE DIRETORES, VERDADEIRA DEMOCRACIA

.

            Um país democrático deve oportunizar a todas as classes o direito à escolha de seus representantes. Dentro desse sistema o Município de Ariquemes vive a louvável realidade na Rede Municipal de Educação da escolha dos gestores através do voto.
            Apesar de ser um cargo eletivo, difere-se bastante da política tradicional para governantes em todas as esferas. A concorrência não tem a mesma veemência dos palanques eleitorais, as propagandas são feitas no corpo a corpo e as propostas devem ser bem projetadas.
            Como esse processo não depende de partidos e a disputa acontece entre colegas de trabalho é extremamente  relevante a ética, a persuasão com base na boa retórica é indispensável o senso crítico-democrático. Todos devem estar envoltos numa consciência de quê ser concorrente não significa ser inimigo e muito menos de ser difamador, portanto, devem se libertar da idéia de “constrangimento” em concorrer com o amigo e principalmente  ser sábio o suficiente para perceber que uma má atitude durante a campanha poderá causar conseqüências após e que  o embate deverá se restringir apenas ao campo das idéias.
            O ato de se candidatar demonstra a capacidade de propor inovações, de expor seus ideais de contrapor às ações que lhes parecem inadequadas. Apoiar candidatos que condiz com suas expectativas também é uma boa forma de praticar democracia.
            A comunidade escolar deve participar desse processo, uma vez, que professores, alunos e pais precisam ouvir, analisar e votar com convicção, sem rixas mas com pensamento positivo e ético, assim, a escola  tende-se ao crescimento em todo segmento sócio-educacional. Viva a verdadeira democracia, afinal o voto não é obrigatório.
"Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." (Fernando Sabino)
MARDONE VIEIRA DOS SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário